Conheça alguns dos principais termos, a diferença entre valores e a importância de atentar para alguns detalhes na hora de adquirir uma fonte de alimentação.
Como o próprio nome sugere, a fonte de alimentação é o componente de onde surge a energia necessária para que as demais peças do computador funcionem. Até aí nenhum segredo.
É possível ainda que você tenha uma noção de que a fonte de alimentação desenvolve o importante papel de transformação da energia.Contudo, você sabe para que serve o PFC, a eficiência, os conectores e tantos outros detalhes de uma fonte? Se você respondeu não para essa pergunta, então recomendamos que leia nosso artigo especial. O nosso blog elaborou um resumo recheado com as principais informações sobre o assunto. Sendo assim, vamos para o aspecto principal: a potência.
Potência
A especificação mais importante de uma fonte é a potência. Normalmente indicada no nome do produto, ela relata a quantidade de “poder” que é fornecida. A potência é medida em Watts (W) e serve para você ter noção de quantos componentes podem ser alimentados.Assim, fica evidente que uma fonte que forneça 600 W, por exemplo, pode alimentar um computador que necessite no máximo desse valor. Efetuar o cálculo de potência não é muito difícil. Confira na fórmula abaixo como você pode realizar a conta:
[(Corrente na linha de 12 V) x 12 ] + 40 W = Potência da fonte
Basta verificar a quantidade de corrente que ela dispõe na linha de 12 V (por exemplo: pode ser que ela forneça 40 A) e multiplicar esse valor por 12. O resultado se dará em Watts.Por fim, é preciso somar com 40 W — potência presente nas demais linhas.
É provável que você busque informações sobre a potência das fontes apenas quando for adquirir um novo PC (ou uma fonte). Para calcular o valor que uma máquina utiliza pode ser interessante usar uma calculadora de energia — clique aqui para acessar a mais utilizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário